Intel pode vender Core i9-9990XE com clock de 5GHz através de leilão [Rumor]

A Intel estaria preparando o lançamento de um processador de desempenho extremo conhecido como Core i9-9990XE, mas que nunca chegaria até as lojas tradicionais. Ao invés disso, a Intel apenas iria vendê-lo para integradores de sistemas de uma maneira interna e através de um sistema de leilões.

Site oficial: Intel Core i9-9940X

Conforme aponta o site Guru3D, esse novo processador deve ser exclusivo para empresas que comercializam PCs já montados. A Intel deve realizar o primeiro leilão na próxima semana, e então repeti-los a cada trimestre.

Análise: Intel Core i9-9900K

Essa versão especial do processador seria baseada no Intel Core i9-9940X (que custa cerca de US$ 1390 em mercados internacionais), trazendo os mesmos 14 núcleos com 28 threads.

As diferenças estariam nas suas modificações para oferecer desempenho extremo. O clock base do Core i9-9990XE seria de 4.0GHz com a frequência turbo atingindo 5.0GHz. Para aguentar isso tudo, seu TDP seria de absurdos 255W.

Para comparação, o Core i9-9940X tem frequência base de 3.3GHz e Turbo de 4.5GHz, mas exige 165W de alimentação. Ele term 19,25MB de cache L3, especificação que ainda não foi revelada no novo processador.

Em comum, ambas as CPUs possuem 44 linhas PCIe e suporte para memórias DRAM DDR4 de até 2666MHz de frequência.

Via: Guru3D, Anand Tech
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?