Die do Ryzen 3000 pode ter confirmado a existência de modelos de 12 e 16 núcleos

A AMD realizou nessa semana sua apresentação na CES 2019, onde a empresa fez a revelação oficial da sua série Radeon VII de placas de vídeo e mostrou um pouco do que esperar da sua terceira geração de processadores Ryzen, também conhecida como a série Ryzen 3000. Foi mostrado no palco uma amostra de engenharia de um modelo de oito núcleos, com delid, e, agora, olhando as imagens de perto, alguns sites estão especulando que essa amostra pode comprovar que teremos modelos de 12 e 16 núcleos do processador.

A suspeita começou por causa da assimetria do chiplet que pudemos ver facilmente durante a apresentação. Claro que isso por si só não é motivo para ir longe na especulação, mas um vídeo feito depois pelo pessoal do PC World (acima) mostra o processador no detalhe e os olhos treinados do pessoal do Guru3D conseguiram ver os traços do SMT para um segundo die. Se o primeiro já tem oito núcleos, o segundo die pode ter mais oito ou quatro, oferecendo modelos de 16 ou 12 core. Dá pra ver bem os traços no tempo 2:03 do vídeo, mas abaixo você confere uma captura de imagem:

Fonte: Guru3D, PC World
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?