Intel apresenta SSDs M.2 Optane Memory H10 com até 1TB

Por Carlos Felipe Estrella 09/01/2019 18:14 | atualizado 18/08/2019 11:42 Comentários Reportar erro

A Intel apresentou sua nova série de SSDs Optane Memory H10, que combinam as rápidas memórias não-voláteis 3D Xpoint com a tecnologia 3D NAND QLC da própria fabricante para oferecer capacidades de até 1TB.

Ou seja, o novo produto basicamente contém a mistura de uma memória cache Optane tradicional (de 16GB ou 32GB) para maior velocidade e responsividade com o chip de um SSD tradicional para maior capacidade – tudo isso dentro do mesmo PCB.

A nova linha serve como uma 2ª geração para o SSD M.2 Intel 800p, que utilizava exclusivamente memórias Optane, e por isso só oferecia 58GB ou 118GB de espaço interno.

  

Com o uso de memórias Intel 3D Nand QLC, a companhia conseguiu expandir a capacidade máxima de suas unidades de armazenamento, com o Optane Memory H10 partindo da opção de 256GB. Esse modelo de entrada vem apenas com 16GB de Optane para cache. Enquanto isso, as alternativas de 512GB e 1TB virão com 32GB de Intel Optane.

Um detalhe curioso desse novo produto é que ele possui um controlador customizado para a memória Optane e um outro controlador SMI para o armazenamento QLC Flash.

Cada controlador possui uma passagem PCIe 3.0 x2 para o socket M.2, e eles então são combinados pelo recurso Intel Rapid Storage Technology (RST).

Conforme aponta o site Tom's Hardware, isso deve limitar o desempenho do SSD para transferências sequenciais. Apesar disso, a memória Optane deve garantir melhores velocidade e latência em tarefas aleatórias.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Você se importa com a temperatura da série RX 5700?