Windows 10 enfim ultrapassa o Windows 7 como o OS mais usado em desktops no mundo

Segundo resultados de pesquisa da Net Applications, o Windows 10 enfim ultrapassou o Windows 7 em fatia de mercado, o que significa que ele se tornou o sistema operacional mais usado em computadores desktop no mundo, três anos após o seu lançamento oficial.

A adoção do Windows 10 começou bem rápida, ainda mais com a Microsoft promovendo agressivamente o update do sistema, através da atualização gratuita e muita propaganda. O update gratuito parou de ser oferecido em julho de 2016, o que fez com que o crescimento da adoção diminuísse muito de ritmo. Ainda assim, a presença do Windows 10 em computadores desktop continuou crescendo até atingir 39,22% da fatia de mercado mundial em dezembro passado, segundo a Net Applications. 

Enquanto isso, o Windows 7 caiu para 36,90% no mês passado, ficando na segunda posição de sistema operacional mais usado. É interessante que o Windows XP, uma versão mais antiga, ficou na frente do Windows 8.1, segundo a pesquisa. Essas versões do sistema operacional da Microsoft conseguiram 4,54% e 4,45%, respectivamente. O Windows 8 original está em apenas 0,88% dos computadores desktop.

Como um todo, a liderança do Windows no mercado continua indisputável. São 86,20% dos desktops com o sistema operacional em dezembro. MacOS conta com 10,65% de presença e o Linux apenas 2,78%.

Fonte: Fudzilla, VentureBeat
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.