CPUs Intel Ice Lake devem trazer núcleos inéditos com iGPU de Gen11

A próxima geração de processadores da Intel, de codinome "Ice Lake", deverá ser responsável pelas maiores inovações da companhia nos últimos 10 anos. De acordo com o site TechPowerUp, grande parte desse avanço virá através do uso de núcleos de CPU "Sunny Cove", que estão sendo projetados a partir do zero.

Essa nova arquitetura promete trazer ganhos significativos nos valores de Instruções por Ciclo (da sigla em inglês IPC) em comparação com a geração "Coffee Lake". Isso costuma resultar em melhoria no desempenho do tipo single-thread, ou seja, na performance de cada núcleo individualmente.

Já a iGPU Gen11 da Intel é a primeira da companhia a atingir a marca de 1 TFLOP de poder de processamento de precisão simples (FP32). Isso é o equivalente ao que oferece a GPU Nvidia Tegra do Nintendo Switch, e parecido com uma GeForce GT 1030 ou uma GeForce GTX 750.

Durante o seu Architecture Day 2018, a Intel ainda fez uma demonstração de um modelo bastante modesto, com TDP de apenas 15W, baseado na nova arquitetura "Ice Lake-U" em 10nm. Ele foi mostrado descompactando arquivos no 7-Zip, onde suas melhorias em vector-AES e SHA-NI para encriptação resultaram em 75% melhor performance em comparação com os chips "Skylake".

Além disso, segundo o site Anand Tech, a companhia promoveu uma demonstração do jogo de luta Tekken 7, que rodou de maneira mais suave do que utilizando uma CPU de 9ª geração – ambas sem gráficos dedicados para acompanhar. A empresa não revelou a resolução e nem a taxa de quadros com que o jogo estava rodando. Apesar disso, a aposta da equipe do site era de que estava acima dos 30fps.

Via: TechPowerUp Fonte: Anand Tech
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?