Sunny Cove é revelada como nova arquitetura de núcleo de CPU da Intel

Por Lucas Alvaro Araujo 12/12/2018 21:10 | atualizado 13/08/2019 02:05 Comentários Reportar erro

A Intel revelou sua primeira microarquitetura de CPU desde a "Nehalem", lançada em 2008. Com o codinome "Sunny Cove", o novo design garante processadores mais rápidos e ganhos em desempenho de IPC ainda nesta geração atual, devendo ser apresentado através das novas CPUs Xeon e Core, com construção no processo da litografia ultravioleta (DUV) de 10 nanômetros

Nos últimos gráficos da Intel o desempenho IPC teve crescimentos bem discretos nas gerações anteriores de microarquitetura, a Sunny Cove é a chance que a empresa tem para mostrar um salto significativo no desempenho de suas arquiteturas de núcleo - graças a melhorias como as no conjunto de instruções e maior capacidade de paralelismo. 

A empresa ainda revelou que os primeiros produtos com núcleo Sunny Cove devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2019, e pode ser o principal componente das futuras versões de ultrabook da arquitetura Ice-Lake - com processadores da 9ª geração. A Intel mencionou também seus sucessores “Willow Cove”, que devem ser lançados em 2020 também em 10 nm, e o “Golden Cove”, com previsão para 2021 através das primeiras CPUs em 7 nm da empresa.

Via: TechpowerUp
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

Você se importa com a temperatura da série RX 5700?