Intel Xe é o nome oficial da nova arquitetura de GPUs dedicadas da Intel

A Intel enfim trouxe novas informações a respeito de sua futura linha de GPUs dedicadas. Antes conhecida pelo codinome "Arctic Sound", a nova família de componentes da empresa recebeu seu nome oficial: Intel Xe. Ou Intel Xᵉ, como eles preferem. Além de divulgar o nome, a empresa confirmou seu lançamento para 2020 e mostrou alguns gráficos mostrando um pouco de seu roadmap para a linha.

Tecnologia Foverus da Intel permite o design de chips em 3D: CPUs e GPUs "empilhadas"

intel-xe-anuncio-oficial-01.jpg" />

Como já era de se esperar, agora ficou claro que a Intel está se preparando para abranger desde o segmento mais acessível, dos consumidores domésticos, até o empresarial de data centers. É interessante notar, inclusive, o salto que aparece ilustrado no gráfico entre a performance do Intel Xe para "entusiastas" e para data centers e inteligência artificial. No slide, a Intel afirma que estamos caminhando dos TeraFlops para os PetaFlops, na contagem da performance.

A principal novidade do anúncio de hoje é o nome oficial da plataforma, mas é muito bem-vindo ter também a confirmação, vinda da própria empresa, de que a linha Intel Xe vai mirar em todos os segmentos possíveis, ou seja, oferecendo competição para Nvidia e AMD em todas as áreas. Há anos estamos estagnados numa espécie de duopólio e vai ser interessante acompanhar a chegada dessa nova gigante no mercado.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?