Versão especial da RX 580 para a China utiliza mesmo chip da RX 570

A edição especial da placa de vídeo Radeon RX 580 que a Dataland lançou na China é baseada exatamente no mesmo chip que a Radeon RX 570, GPU de menor desempenho da linha Polaris. O modelo já havia gerado controvérsia em seu anúncio, quando se confirmou que ele teria 2.048 stream processors, a mesma quantidade que a RX 570.

Essa é uma quantidade bem inferior às 2.304 unidades de shader do modelo topo de linha Polaris, o que certamente possui um impacto no desempenho em jogos e outras aplicações 3D.

A informação foi divulgada pelo site TechPowerUp, que se deparou com o achado de maneira curiosa. Segundo a notícia, o curador da base de dados de GPUs do site estava assistindo um vídeo do canal GamerNexus quando notou um detalhe curioso na edição especial da RX 580.

No vídeo, é possível ver o código ASIC da sub-variante gravado no suporte de alumínio onde fica o chip da placa de vídeo. Esse código é a maneira como a AMD se refere à RX 570 com GPU "Polaris 20XL": "215-0910052".

Para comparação, o chip no qual a RX 580 é baseada utiliza o codinome "Polaris 20 XTX" e tem código ASIC "215-0910038". Apenas esse detalhe já prova que a nova RX 580 chinesa trata-se realmente de uma RX 570 com o nome alterado.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O gameplay de Marvel’s Avengers mudou sua primeira impressão do jogo?