Foto mostra a CPU AMD Zen 2 Rome de perto; Veja comparativo com o primeiro Epyc

O site Tom's Hardware conseguiu uma imagem exclusiva do novo processador Epyc codinome "Rome", feito na microarquitetura Zen 2. Apresentado ontem pela AMD, o novo chip traz primeira CPU de 7nm x86 e conta com o dobro de núcleos em comparação a primeira versão, o que garante até 64 Cores e 128 Threads.

Como é possível ver na imagem acima, o processador conta com oito módulos feitos em chips de 7nm, com cada um trazendo oito núcleos e 16 threads. Todas as CPUs são conectadas pela segunda geração da arquitetura Infinity Fabric, que tem como central um chip de 14nm disponível no meio do produto.

A imagem acima exibe um comparativo da nova geração da plataforma para datacenters da AMD ao lado do primeiro Epyc, à esquerda. O chip do ano passado contava com quatro dies em seu corpo, o que mostra a evolução do produto da AMD.

De acordo com a fabricante, a nova geração de processadores da AMD consegue manter o mesmo consumo dos primeiros chips Epyc, mas com desempenho subindo em 25%. As novas CPUs Rome são feitas em parceria com a TSMC e já estão disponíveis no mercado para clientes corporativos.

Via: TechPowerUp Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Meu nome é Mateus Mognon. Depois de viver 16 anos sem internet no interior de Lagoa Vermelha-RS, eu vim até Florianópolis com apenas um objetivo: sobreviver. Para isso, eu comecei a estudar Jornalismo na UFSC e trabalhar no Adrenaline, onde produzo conteúdos e notícias da forma mais ágil possível. Com pouco salário e muito trabalho, eu sou... O Antigo Estagiário (agora colaborador!)