Processadores AMD Epyc 2 podem ter até 64 núcleos e 128 threads em 8+1 dies

A segunda geração de processadores para uso empresarial, AMD Epyc, poderão vir com modelos de até 64 núcleos e 128 threads de processamento, distribuídos através de um projeto de 8+1 dies.

Site oficial: AMD Epyc

Até agora, a versão refinada da arquitetura Zen possui o processador AMD Ryzen Threadripper 2990WX, que traz 4 dies com 8 núcleos de CPU em cada um, totalizando 32 cores e 64 threads.

A evolução natural disso deve aparecer na linha de processadores Epyc 2, e é o que se especula a partir de um diagrama demonstrando o projeto de 8+1 dies que foi publicado na internet recentemente.

Análise: AMD Ryzen Threadripper 2990WX

Nessa imagem, são exibidos 8 dies com 8 núcleos cada fabricados em processo de produção de 7nm, cada um com tamanho de 64mm2. Entre eles estaria um chip controlador do sistema dedicado que se ligaria a todos os núcleos através da tecnologia Infinity Fabric.

 

Esse controlador central seria fabricado em litografia de 14nm e ocuparia um espaço de 289mm na área de chips do processador. Ele seria utilizado para diminuir a latência em comparação com as CPUs Epyc atuais, onde os 4 dies são conectados apenas usando a Infinity Fabric.

Via: Guru3D Fonte: Computer Base
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.