Nvidia anuncia Tesla T4, GPU feita em arquitetura Turing para IA

A Nvidia anunciou uma nova placa de vídeo focada em processamento de inteligência artificial e data centers, a Tesla T4. A nova placa é feita em arquitetura Turing, a mesma da recente anunciada série 20 RTX e foi feita para trabalhar com grandes processamentos de vídeo, fala, mecanismos de pesquisas e imagens. 

Segundo a Nvidia, esta nova geração de placas Tesla supera em muito a anterior Tesla P4, ela chega a ter até 12 vezes mais performance com o mesmo consumo de energia, fator importantíssimo para servidores.

A Tesla T4 tem 16GB em GDDR6 e oferece até 320GB/s em largura de banda, conta com 320 núcleos Turing Tensor e 2,560 núcleos CUDA. Assim como sua predecessora, a placa consome apenas 75 watts no padrão PCIe e não requer uma fonte externa de alimentação, como os conectores de 6 pinos. Ela também não necessita de uma fan para cuidar do resfriamento do chip, segundo a Nvidia, apenas a ventilação normal de uma instalação de um servidor já é suficiente para impedir o superaquecimento da placa. 

Uma de suas otimizações está relacionada ao processamento de vídeos, ela é capaz de decodificar até 38 vídeos full-HD simultaneamente. Ela também suporta os principais frameworks, tais como PyTorch, TensorFlow, MXNet e Caffee2

Via: Toms Hardware
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto