Grupo Khronos lança Vulkan 1.1 com ferramentas de desenvolvimento melhoradas

O grupo Khronos, um consórcio aberto de diversas empresas do ramo da tecnologia, anunciou nessa semana o lançamento da versão 1.1 da Vulkan, que promete melhorias nas ferramentas de desenvolvimento, além de incorporar diversas extensões da Vulkan 1.0. 

"Com ferramentas de desenvolvimento avançadas, testes de conformidade rigorosos e o Vulkan Ecosystem Forum público, o grupo Khronos está entregando seu objetivo de desenvolver um completo e vibrante ecossistema para a Vulkan. A Vulkan 1.1 é uma resposta para pedidos priorizados da indústria e mostra nosso compromisso em entregar um roadmap funcional dirigido pelas necessidades dos desenvolvedores."
Tom Olson, engenheiro na ARM e membro da diretoria do Vulkan Working Group

Dentre essas melhorias citadas está a inclusão de "operações de subgrupo" que oferecem manipulação e compartilhamento de dados com altíssima eficiência entre múltiplas tarefas sendo executadas em paralelo na GPU. 

Entre as extensões da Vulkan 1.0, o grupo afirma ter incorporado aquelas com compravada funcionalidade na Vulkan 1.1, como renderização simultânea de múltiplas visualizações de imagens, uso de múltiplas GPUs num único sistema e interoperabilidade entre processos de APIs para renderização avançada e composição de operações usadas com frequência no desenvolvimento de recursos VR.

O release completo (em inglês) do grupo Khronos com todas as mudanças da Vulkan 1.1 está disponível neste link.

Fonte: Guru3D
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O gameplay de Marvel’s Avengers mudou sua primeira impressão do jogo?