Dois livros lançados estudam os jogos eletrônicos

Para quem tem interesse em estudar os games mais a fundo, e conhecer suas características história, pode adicionar dois livros na lista de compras: "A Condição Eletrolúdica: Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos" e "Jogos Eletrônicos: 50 Anos de Interação e Diversão", ambos publicados pela editora Novas Ideias.

Em "A Condição Eletrolúdica: Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos", de Guilherme Xavier, é explorado o vasto universo dos jogos eletrônicos. O autor apresenta o conceito de jogo, a história dos jogos eletrônicos e propõe uma categorização para os diferentes tipos de jogos. Em seguida, faz uma analise dos componentes da experiência de jogo, como recompensa, convencimento, sedução, instrução. Nesta parte, Guilherme também relaciona os diversos problemas recorrentes nos jogos, como dublagem e traduções mal-resolvidas, entre outros. Além disso, o autor traz uma proposta para o entendimento da linguagem visual e sua sintaxe, fornecendo um material precioso para todos os amantes dos jogos eletrônicos, game designers e ludólogos.


O livro de Daniel Gularte, "Jogos Eletrônicos: 50 Anos de Interação e Diversão", traz uma visão completa sobre jogos eletrônicos, abordando temas essenciais para quem procura conhecer, relembrar e aprender mais sobre os diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, suas curiosidades e peculiaridades ao longo de 50 anos de história. Segundo o próprio autor, "O livro é uma odisséia no tempo dos videogames, fliperamas, computadores e portÁteis. Apresentando os conceitos bÁsicos de jogos, passando pelo estudo de suas características, taxonomia e aspectos motivacionais dos seus usuÁrios, ele oferece reflexões para game designers e estudiosos de como a história é essencial para a criação de games".

"Jogos Eletrônicos: 50 Anos de Interação e Diversão" serve também como guia de referência para programadores, desenvolvedores e criadores de jogos. Trata de aspectos imprescindíveis para o game design, abordando temas como as características e representações de jogos, as motivações dos usuÁrios e a taxonomia deste mundo repleto de criatividade e imaginação. Com uma pitada de nostalgia, o livro traz para a mesa de discussão reflexões para game designers sobre perguntas decisivas no sucesso de um jogo: Como fazer para um jogador ficar entretido em uma tela com o controle nas mãos? Como fazer para que um jogador ganhe experiências ao jogar? Como fazer para o jogador gostar do jogo? Qual norte deve ser seguido?

Ambos os livros fazem parte da série "Ludo", da editora Novas Ideias, e custam R$ 44 e R$ 39,90 respectivamente.

Assuntos
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.