HLNAND promete SSDs com taxa de 1TB/s!

A MOSAID Technologies Inc. revelou hoje um protótipo de drive em estado sólido (SSD) utilizando a nova tecnologia de arquitetura e interface HyperLink NAND (HLNAND).

Projetado pela MOSAID e desenvolvido em parceria com a INDILINX, o protótipo é otimizado para aplicações de armazenamento em massa, incluindo os data centers corporativos e ambientes computacionais de alta performance.

A tecnologia HLNAND é capaz de prover uma performance de 213MB/s de leitura e 130MB/s de escrita em apenas um canal de dados. Vale ressaltar que os atuais SSDs de flash NAND para conseguirem a mesma velocidade, necessitam de 8 ou mais canais.

Desta forma, é possível em tese que os futuros drives em estado sólido sejam 8 vezes mais rÁpidos dos que os atuais.

Os SSD HLNAND são plenamente compatíveis com a interface Serial ATA 3 Gbps (SATA II), com fator de dimensão de 3,5 polegadas,  possuindo 2 módulos HLDIMM de 64GB.

Atualmente o protótipo opera com canal HyperLink de 75Mhz, contra 133Mhz da atual tecnologia. Contudo a MOSAID acredita que em breve terÁ uma versão comercial operando a toda velocidade, sendo capaz de atingir taxa de transferência de 1TB/s.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.