IA da Google aprende a jogar sozinha 3 tipos de xadrez e vence campeões mundiais

A inteligência artificial da DeepMind, subsidiária da Google, chamada Alpha Zero aprendeu sozinha e em menos de 24 horas a jogar três tipos de xadrez: o nosso xadrez ocidental tradicional, o shogi (japonês) e o Go (chinês). Mas além de da incrível capacidade de aprendizado, a Alpha Zero não foi projetada especificamente para jogas nenhum desses jogos. 

Google lança site que mostra como machine learning funciona de forma simples

A inteligência artificial recebeu apenas uma programação básica de xadrez, como exemplo o movimento em "L" do cavalo, e não teve contato com estratégias ou táticas. Depois de 8 horas de treinamento, a Alpha Zero venceu a IA Aplha Go, inteligência artificial que superou o melhor jogador de Go do mundo

Mas só vencer em um jogo não foi o suficiente, pois em 4 horas a Alpha Go superou o atual programa campeão de xadrez do mundo, o Stockfish. Já para superar um dos melhores programas de shogi do mundo, chamado Elmo, a IA da Google precisou de quatro horas

Tudo isso partiu da capacidade de deep learning, ou aprendizado profundo, da máquina da Google. A IA simplesmente melhorou suas jogadas jogando repetidas vezes. "Ela (Alpha Zero) superou “as limitações do conhecimento humano”, disse David Silver, programador principal do AlphaGo Zero.

Via: The Verge
Assuntos
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Sou estudante de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e completo minhas horas com o estágio no Adrenaline. Ganhei meu primeiro console lá pelos 7 anos de idade, um PlayStation 2, que maravilha! Junto ao PS2 veio o game Tekken 4, título que incentivou o começo da minha paixão pelas franquias de luta. Atualmente só jogo League of Legends quando tenho um tempinho. É, graduação não é mole não.