Aeroporto no Japão recebe cadeiras de rodas autônomas da Panasonic

O Aeroporto Internacional de Haneda no Japão recebeu cadeiras de rodas autônomas para auxiliar pessoas com limitações físicas. Para tornar o percurso dos passageiros mais fácil, as cadeiras autônomas com tecnologia Panasonic prometem levá-los ao destino apenas com um comando. A iniciativa é parte de um projeto do aeroporto de Tóquio para tornar o ambiente mais acessível para todos. 

As cadeiras de rodas autônomas funcionam assim: depois que o passageiro sentar, ele terá que indicar seu destino via smartphone. A cadeira irá identificar sua localização e levar a pessoa para o lugar apontado pela melhor rota possível. 

Cafeteria da Nissan, em Tóquio, imprime suas fotos no café

Várias cadeiras podem operar em conjunto caso famílias ou grupos viagem juntos. Depois do uso, os assentos especiais autônomos se reagrupam automaticamente, reduzindo o trabalho de funcionários do aeroporto e congestionamentos por causa de uma cadeira no lugar errado.

Os dispositivos inteligentes também possuem um sensor que podem parar as cadeiras caso detectem a possibilidade de colisão. As cadeiras de rodas autônomas serão testadas no aeroporto até março de 2018, juntamente com outras iniciativas de tecnologia da Panasonic e da empresa telefônica NTT - Nippon Telegraph and Telephone. 

EUA, Japão e China são os principais mercados de VR do mundo, aponta pesquisa

Outros programas a serem testados no aeroporto incluem um tradutor em tempo real para que estrangeiros possam ler em japonês ou outras línguas apenas apontando o smartphone para a frase (apesar de já existir o google tradutor via câmera) e comunicação sonora mais clara para informar deficientes visuais. 

Via: Engadget
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.