AMD lança 8 diferentes APUs Bristol Ridge com socket AM4

A AMD aproveitou o lançamento dos processadores Ryzen 3 para liberar discretamente 8 novas APUs Bristol Ridge com socket AM4. Elas chegam na forma de Stock Keeping Unit (SKU, ou unidade de manutenção de estoque) para o mercado.

Os modelos já estavam no mercado de OEMs (Original Equipment Manufacturer) já faz algum tempo. Apesar de serem novos produtos, eles ainda utilizam a microarquitetura Excavator de 2015, que é baseada nos núcleos Bulldozer de 2011. Ou seja, nada das otimizações da arquitetura Zen.

A mais básica das APUs será a AMD A6-9500E, que chega com CPU de 2 núcleos rodando a 3 GHz (3.4 GHz Turbo), gráficos integrados Radeon R5 com 4 CUs (Compute Units) rodando a 800 MHz e TDP de 35W.

Já a mais potente será a AMD A12-9800. Sua CPU é quad-core rodando a 3.8 GHz (4.2 GHz Turbo) e seu TDP é de 65 W. Os gráficos integrados são Radeon R7 com 8 CUs e clock de 1108 MHz. A arquitetura é GCN 1.3 com 512 stream processors.

A principal novidade da nova linha está no suporte a playback de conteúdo VP9, HEVC e H.265. A plataforma ainda traz suporte tanto a memórias DDR3 quanto DDR4 de até 2400 MHz.

As APUs de 7ª geração da AMD suportam tecnologias como PCIe Gen3, USB 3.1 Gen2, NVMe e SATA Express.

Via: Guru3D
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.