Surface Laptop da Microsoft recebe nota zero no iFixit; "não pode ser aberto sem ser destruído"

Microsoft Surface Laptop recebeu a menor nota possível na avaliação do iFixit por ser um aparelho que "não pode ser aberto sem ser destruído". Segundo o site, não é possível abrir o laptop sem danificar sua estrutura, já que todas suas peças são muito coladas. Além de que componentes como CPU e memória RAM não podem ser trocados porque estão soldados na placa-mãe.  

O iFixit é um site com a proposta desmontar aparelhos da indústria da tecnologia e mostrar para seus leitores a estrutura interna e a facilidade de troca dos componentes do produto (além de vender as ferramentas para isso). Depois do procedimento, é atribuído uma nota final de zero a 10 com base na "facilidade de reparo" do dispositivo. 

Microsoft apresenta o Surface Laptop, com CPU Kaby Lake e Windows 10 S por US$ 999

O site ainda brincou na descrição da desmontagem que o Microsoft Surface não foi desmontado, e sim "destrinchado". 

"O Surface Laptop não é um laptop. É uma monstruosidade colada. Não há nada nele que possa receber um upgrade ou seja reparado, e literalmente não pode ser aberto sem ser destruído. (Mostre-nos o procedimento, Microsoft, adoraríamos estar errados). - Veredito final do iFixit


Não havia nenhum parafuso ou sistema de encaixe debaixo da borrachinha inferior



A superfície em espécie de couro que estava colada teve que ser aquecida e rasgada


A placa de metal debaixo do acabamento também recebeu uma quantia generosa de cola...



...assim como os componentes internos


E depois de destrinchar o laptop, finalmente conseguiram chegar às conexões básicas como jack do headphone

Outros pontos negativos listados são: o jack do headphone só pode ser acessado ao remover antes o heat sink, fan, display e a placa-mãe. A bateria também é uma peça difícil (e perigosa) para remover e ser montada de volta, tornando a vida útil do produto menor. Neste link você pode conferir o processo completo de "destruição" do Microsoft Surface no iFixit.

O Microsoft Surface Laptop foi apresentado pela Microsoft em maio deste ano. O dispositivo possui um corpo fino e tela de 13.5'' sensível ao toque, Intel Core i5 ou i7 com gráficos integrados Intel HD 620 eGPU ou Intel Iris 640 Plus.

Para quem estava curioso sobre a garantia do produto: é de um ano. 

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.