Processadores Intel Skylake-X usam regulador de tensão integrado

Os processadores mais poderosos da nova linha Core X da Intel devem vir com um regulador integrado de tensão, de acordo com os documentos de especificações recentemente divulgados pela própria empresa. O recurso estará presente nos modelos baseados em arquitetura Skylake-X.

A informação foi encontrada pelo pessoal do TweakTown que relembrou a presença da tecnologia nas CPUs Haswell, apelidada pela sigla FIVR (Fully Integrated Voltage Regulator). Essa nova geração de reguladores de tensão, no entanto, aparece com a sigla "IVR", sem o "F" de "fully". Isso porque a regulagem da tensão nos Skylake-X não vai ser completamente (fully) realizada pelos seus componentes integrados, recorrendo ainda aos reguladores da placa-mãe também.

Integrar os reguladores de tensão ao processador diminui a "responsabilidade" das fabricantes de placas-mãe em colocar os controladores em suas placas, diminuindo não só o custo do uso de componentes, mas liberando também espaço físico no PCB, algo cada vez mais disputado por um número crescente de tecnologias que essas placas precisam integrar.

Segundo o site, os documentos não informaram se os reguladores são lineares ou chaveados.

Fonte: TweakTown
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.