DIRETO DA E3: Civilization V vai sugar a sua vida, um turno de cada vez

Participamos ontem de uma sessão fechada pra demonstrar o novo filhote da franquia Civilization, um dos jogos de estratégia mais aclamados da história. Embora não fosse possível jogar, o pessoal da Firaxis fez um belo passeio pela história para nos mostrar todas as novidades.

Logo de cara, fica evidente a melhora do engine grÁfico, em especial do terreno,que estÁ bastante realista. O "tabuleiro" agora apresenta casas hexagonais, ao invés de quadradas. Com isso, não só o game se tornou mais estratégico durante os combates, como também o cenÁrio se tornou mais natural.A interface também mudou, ficou mais limpa e organizada, com as informações principais pipocando na tela na forma de ícones facilmente identificÁveis.Os líderes das civilizações ganharãm renderizações de alta qualidade e personalidades e estilo de jogos distintos.

Seguindo na linha evolutiva dos Civs, o jogo se torna mais complexo, e ao mesmo tempo mais intuitivo. Voltam em cena os "advisors", um sistema dinâmico de ajuda que serve tanto para guiar novos jogadores quanto para auxiliar os veteranos a entender as novas ferramentas.

O gerenciamento da civilização pode ser feito da maneira que o jogador preferir - pode-se adotar o micro-gerenciamento de cidades, políticas e produção de recursos, ou deixar o grosso a cargo dos Advisors e se concentrar na ação.

O sistema de cultura sofre grande mudança - é necessÁrio gerar "pontos de cultura" atravérs de construções e Maravilhas do Mundo. Esses pontos são usados para  "comprar" políticas sociais que trazem diversos benefícios para sua civilização. Cada política social possui sua própria Árvore de benefícios, e completar vÁrias delas pode levar a uma "Civilização Utópica" - uma das diversas maneiras possíveis de ganhar o jogo. A cultura também serve para expandir as bordas do seu império, embora agora também seja possível comprar terras com dinheiro vivo.

O combate também mudou bastante e ficou mais estratégico - agora, apenas uma unidade militar pode ocupar uma determinada casa no tabuleiro. Acabou também a mania de empilhar unidades militares nas cidades - elas se defendem sozinhas, deixando as unidades militares adicionais livres para rodar o tabuleiro e proteger as fronteiras. As batalhas contam com diversos modificadores - terreno, presença de unidades vizinhas, tecnologias pesquisadas, etc. O jogo conta com um sistema de projeção de resultados das batalhas para o jogador melhor avaliar suas chances de vencer.

O jogo conta ainda com diversas outras novidades - como as "cidades-estados", uma espécie de mini-civilização que pode ser sua aliada ou sua inimiga - ou as cidades "fantoches", cidades capturadas que lhe rendem recursos, mas que não são controladas pela sua civilização. O jogo contarÁ com 18 civilizações distintas, entre velhas conhecidas e algumas carinhas novas.

Por tudo o que vimos, Civ V tem tudo para continuar a tradição da franquia e fazer a alegria dos veteranos. O jogo chega nas prateleiras dos EUA no dia 21 de Setembro, apenas para PC inicialmente. ContarÁ também com modo multiplayer para até 16 jogadores e ferramentas para "mods", modificações feitas pelos jogadores na cara do game.

Assuntos
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.