Nova linha HEDT Core X da Intel, apesar do preço, também não usa solda

A Intel mostrou ontem sua nova linha de processadores de alta performance baseados em Skylake-X e Kaby Lake-X. Os preços são o que se espera de uma linha entusiasta, alcançando até o US$ 2.000 na forma do Core i9-7980XE. Mesmo assim, a empresa ainda achou que seria uma boa economizar e, mais uma vez, optou por não usar solda nesses modelos, ficando com seu polêmico "material de interface térmica" (TIM).

Quem mostrou isso foi o respeitado overclocker der8auer, que fez o delid do processador e mostrou no vídeo abaixo. A maior crítica contra o TIM é que o material é menos eficaz na dissipação de calor do que a solda comum, tornando essa opção contestável especialmente numa plataforma como a X299, que é especificamente voltada para o overclock. A Intel até sugere usar resfriamento líquido por padrão. O TechPowerUp relembra que fazer o delid do polêmico Core i7-7700K pode melhorar em até 21ºC as temperaturas do processador.

Ferramentas atuais de delid são compatíveis com os modelos baseados em Kaby Lake-X, mas os que usam Skylake-X contam com um PCB diferenciado que vai exigir novas ferramentas. O der8aur afirmou que vai desenvolver uma solução em conjunto com a Asus para eles.

  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.