Intel apresenta família de CPUs Xeon Skylake, que trazem novo tipo de nomenclatura

A Intel apresentou hoje novidades da família de processadores "escaláveis" Xeon, baseados na arquitetura Skylake e com foco para servidores e nuvem. A empresa não deu detalhes da performance das CPUs, mas apresentou a nova estratégia de mercado e uma nomenclatura diferente: ao invés de serem numerados (E3/5/7), os processadores adotarão um sistema parecido com medalhas, o Bronze, Prata, Ouro e Platina.

Segundo a Intel, a adoção da nova nomenclatura vai ajudar a simplificar o entendimento da potência de cada chip, seguindo o valor dos metais. Assim, os processadores Xeon Bronze serão de entrada, enquanto os Xeon Gold e Xeon Platinum serão os topo de linha da família.

Além disso, a Intel adotou o termo "escalabilidade" no nome da família para fazer os processadores deixarem de ser sinônimo de "chip para servidor" e se tornarem parte de uma plataforma integrada para nuvem. A companhia vai oferecer diferentes capacidades de processamento em CPUs que trabalham com hardwares e softwares que aumentam a performance.

No slide abaixo, a companhia apresenta algumas das tecnologias que vão trabalhar em conjunto com os novos Xeon para alcançar a escalabilidade, incluindo produtos feitos com a arquitetura de comunicação Intel Omni-Path, dispositivos de rede com Intel Ethernet e os Acelerators, softwares da Intel que melhoram o desempenho de servidores. A empresa também cita as memórias Optane, que se encaixam nessa nova linha de negócio.

Os processadores Xeon de arquitetura Skylake serão lançados na metade do ano, onde saberemos mais informações de preços e especificações de cada CPU oficialmente.

Entrando no campo dos rumores, é esperado que os processadores sejam compatíveis com o soquete LGA3647. Em abril, a Intel vazou em uma notificação em seu site algumas das especificações dos modelos Xeon Gold e Platium, que são os chips topo de linha da geração atual. Abaixo, você confere uma tabela com os valores não confirmados de frequência das novas CPUs.


Via: AnandTech
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.