RX 480 pode alcançar performance da RX 580 com atualização de BIOS

O usuário do fórum TechPowerUp "TonybonJoby" conseguiu alcançar o clock de uma placa de vídeo RX 580 apenas fazendo uma atualização de BIOS na sua RX 480. 

O usuário atualizou sua XFX RX 480 com a BIOS da Sapphire RX 580 Limited Edition, que possui clock de 1411 MHz, mais alto do que o overclock de alguns modelos da geração passada.

Em reviews de Radeon RX 480 nunca atingimos clock superiores a 1360MHz em overclock,
não me parece uma boa forçar a placa acima de 1400MHz

Além de fazer o procedimento, ele testou a placa de vídeo em "The Witcher 3" e no "Furmark", sem enfrentar problemas de compatibilidade.

Não recomendamos o processo, a garantia será perdida

​Antes da atualização de BIOS

 

Depois da atualização de BIOS

Assim como na geração passada, as Radeon RX 500 utilizam a arquitetura Polaris, o que, teoricamente, torna o processo possível. Como o hardware é o mesmo, as mudanças de performance são definidas pelo software.

Apesar do clock ser alcançado com a atualização de software, ainda existem fatores que não podem ser modificações com a BIOS, como o consumo de energia, por exemplo. Além disso, o uso do software das novas placas na RX 480 pode acarretar em eventuais problemas técnicos, uma vez que ele foi projetado com outro produto em mente, e a garantia não cobre esse tipo de ação.

Outro detalhe é que se o processo de atualização de BIOS der problema, o usuário poderá perder a placa, tirando alguns modelos como a série Nitro da Sapphire que possui duas BIOS e ainda permitiria ao usuário utilizar a outra BIOS.

Lembramos que em 2010 uma situação parecida aconteceu quando através de BIOS também era possível transformar uma 6950 em uma 6970, já que a versão mais simples tinha apenas algumas restrição na BIOS que a diferenciavam da versão mais potente.

É importante mencionar que este procedimento não é aprovado pela AMD, logo, os usuários que quiserem transmutar uma RX 400 em uma RX 500 devem fazer isso por sua própria conta e risco. A BIOS da Sapphire RX 580 pode ser baixada neste link.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.