Criadora da internet promete tecnologia para "prever" crimes

Quem achava que a tecnologia de antever crimes fosse só coisa para filmes futuristas, como Minority Report, aí vai um alerta: os EUA estão desenvolvendo um mecanismo que promete antecipar-se ao criminoso, mesmo antes que o delito ocorra!

Diferentemente do filme de ficção científica estrelado por Tom Cruise, onde se baseava em tecnologia "psíquica" dos precogs, a tecnologia do governo norte americano é centrado em sinais não verbais do indivíduo, capturados por uma rede de sensores biométricos espalhados no ambiente.

Uma equipe de cientistas da Agência de Segurança em Pesquisa Avançada (HSARPA) estÁ totalmente focada na procura para determinar se vÁrios dispositivos de alta tecnologia podem ser explorados para localizar uma pessoa em uma multidão com "intenções maliciosas."

O projeto, executado pela mesma agência do PentÁgono que desenvolveu os caças bombardeiros invisíveis "Stealth" e a Internet, teve seu início em 2007 e é baseado na premissa não comprovada de que a tecnologia pode identificar e interpretar sinais fisiológicos, comportamentais e  paralingüísticos de indivíduos com desordem psíquica.

A tarefa da HSARPA não é nada fÁcil e promete gerar bastante discussão nos meios acadêmicos, jurídicos e filosóficos. Além disso, a agência terÁ de possuir uma vasta e sofisticada rede de equipamentos, como câmeras de alta resolução, lasers de baixa intensidade, locais de monitoramento e dispositivos de controle biométrico para medir a dilatação da pupila, a temperatura da pele, taxa de inquietação, ritmo cardíaco, dentre outros.

Assuntos
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.