Veja do que é capaz o Google Brain, software da Google que aumenta resolução de imagens ampliadas

A Google mostrou o resultado do desenvolvimento do Google Brain, software capaz de aumentar a resolução de imagens de 8x8 (64 pixels). As imagens a seguir demonstram a capacidade que a tecnologia possui de "projetar estatisticamente" pontos e características perto do real nas fotos borradas. A Google anunciou há alguns meses outro software capaz de aumentar a resolução de imagens ampliadas de codinome RAISR - Rapid and Accurate Image Super-Resolution.

Google desenvolve software para aumentar resolução de imagens ampliadas

Para comparação, as imagens da coluna da esquerda são imagens em baixíssima resolução, enquanto as imagens da coluna do meio são formas criadas a partir da interpretação do software 32x32. As imagens reais na mesma resolução das geradas pela tecnologia da Google estão na coluna da direita. 


É claro que gerar imagens reais a partir de borrões é algo quase impossível, mas utilizar apenas 64 pixels para se aproximar de algo real já é alguma coisa. O que o Google Brain faz é criar uma imagem fictícia que representa a melhor estimativa da imagem original.

A primeira delas é a "conditioning network", que mapeia os pontos de outras imagens de baixa resolução para gerar bases de estatísticas. A segunda parte, a "prior network", adiciona detalhes e pontos próximos à realidade em alta resolução. Depois disso, as imagens recebem um upscaling para terem mais pixels adicionados. Detalhes completos da tecnologia e como o software funciona podem ser encontrados neste link de pesquisa da Google.

Assuntos
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Sou estudante de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e completo minhas horas com o estágio no Adrenaline. Ganhei meu primeiro console lá pelos 7 anos de idade, um PlayStation 2, que maravilha! Junto ao PS2 veio o game Tekken 4, título que incentivou o começo da minha paixão pelas franquias de luta. Atualmente só jogo League of Legends quando tenho um tempinho. É, graduação não é mole não. 

O gameplay de Marvel’s Avengers mudou sua primeira impressão do jogo?