Hitachi-LG revela 1º. drive híbrido SSD/óptico na Computex 2010

A Hitachi-LG Data Storage Inc. (HLDS) pegou a comunidade de surpresa ao anunciar hoje durante a Computex 2010, o primeiro drive híbrido SSD/óptico do mundo.

Chamado de HyDrive, o equipamento é especialmente voltado para netbooks, set-top boxes e Tablets, sendo composto de um drive tradicional óptico de DVD, com memória NAND flash, funcionando como um típico SSD.

O objetivo do HyDrive é simples: turbinar o processo de gravação em equipamentos com poucos recursos de hardware. O melhor de tudo é que não a necessidade de nenhum chip adicional de compatibilidade. Todos os componentes necessÁrios para o correto funcionamento do drive híbrido encontram-se no próprio equipamento.


Se tudo funcionar como o "figurino", o HyDrive estarÁ nas prateleiras na Coréia do Sul em agosto deste ano e nos demais mercados no mês seguinte.

A parte não tão interessante é que a primeira geração deverÁ chegar com espessura de 1,27cm, o que poderÁ inviabilizar a sua adoção em alguns dispositivos ultra finos. Contudo, a Hitachi-LG Data Storage Inc. informou que a "segunda geração" chegarÁ em março de 2011 com espessura de apenas 0,95cm.

Em termos de especificação, os primeiros modelos contarão com memórias flashes de 32GB/64GB com interface SATA II de 3Gbps, enquanto que no próximo ano desembarcarão opções mais robustas com 128GB/256GB e interface SATA III de 6Gbps.

Assuntos
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.