Vírus se disfarça de imagem e vídeo do YouTube para se espalhar pelo Facebook

O pesquisador de segurança Bart Blaze revelou um malware que tem enganado muitos usuários do Facebook ao se disfarçar de um arquivo de imagem e depois até mesmo de um vídeo do YouTube.

O processo funciona assim: uma conta comprometida da rede social envia através do chat um arquivo de extensão ".svg", que foi renomeado para lembrar uma foto. O detalhe é que arquivos deste tipo podem conter conteúdo embutido, como JavaScript, por exemplo, coisas que podem ser abertas por um navegador mais moderno.

Após clicar no link da suposta imagem, o usuário é redirecionado a um site falso que tenta imitar o YouTube. Apesar de não ativar nenhum alarme por parte do navegador ou de um possível anti-vírus, o site pede para o usuário baixar uma extensão de codec no Chrome para ver o vídeo.

E é aí que mora o problema. Após a extensão ser instalada, ela ganha a possibilidade de alterar os dados do usuário em relação aos sites que ele visita. De acordo com Bart Blaze, a extensão também passa a espalhar a enviar os arquivos ".svg" para os seus amigos do Facebook.

Não se sabe como isso passou pelo filtro de extensão de arquivo do Facebook, mas a equipe de segurança do site foi já foi notificada do ocorrido. Além disso, a extensão foi removida do Chrome.

Via: Neowin
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor lançamento de setembro de 2019?