Google desenvolve software para aumentar resolução de imagens ampliadas

Essa semana a Google revelou um protótipo de software chamado de RAISR - Rapid and Accurate Image Super-Resolution. Essa tecnologia promete deixar uma imagem de baixa qualidade com melhores resoluções. O projeto vai funcionar mais ou menos como já se via em séries de TV, nas quais as imagens são ampliadas e ganhavam qualidade. 

Google suspende contas de usuários que compraram smartphone Pixel para revender

Esse processo é parecido com o upsampling - processo que amplia uma imagem através da inserção de novos pixels nela. A diferença é que o software vai dar mais "atenção" aos pontos da imagem chamados de "edge features" - ou seja, partes de uma imagem onde o gradiente de brilho ou a cor difere das partes próximas, e que normalmente indica a borda de um objeto. 

Este upsampling adaptado da Google significa que imagens ampliadas vão se tornar menos embaçada. As imagens abaixo mostram a utilização do RAISR. *As imagens superiores ou da esquerda são as originais. 



A Google não é a única empresa que está trabalhando nesta tecnologia. No início do ano, o Twitter comprou uma startup chamada Magic Pony que faz o mesmo tipo de upsampling inteligente com vídeos.

Via: The Verge
Assuntos
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Sou estudante de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e completo minhas horas com o estágio no Adrenaline. Ganhei meu primeiro console lá pelos 7 anos de idade, um PlayStation 2, que maravilha! Junto ao PS2 veio o game Tekken 4, título que incentivou o começo da minha paixão pelas franquias de luta. Atualmente só jogo League of Legends quando tenho um tempinho. É, graduação não é mole não. 

Você se importa com a temperatura da série RX 5700?