Nvidia revela SoC Tegra Xavier com nova GPU Volta e foco em veículos autônomos

A Nvidia anunciou hoje a nova geração de seus SoC Tegra com a revelação do Xavier na GTC Europa 2016. Esse é o primeiro produto da empresa com a nova GPU Volta, incorporando o impressionante número de 7 bilhões de transistores.

Site oficial da Nvidia

Essa não é a primeira nem a segunda vez que a Nvidia mostra seu gosto por super-heróis (e uma predileção pela Marvel), já que o Tegra Xavier chega com planos de substituir o Tegra Parker até o fim de 2017. A nova geração do SoC segue a linha estabelecida pelo seu antecessor de se distanciar de mobile e se voltar mais para a conectividade em veículos, mais especificamente no crescente mercado de carros autônomos. No próprio anúncio do componente a empresa já destacou a sua placa Drive PX 2 feita especialmente para este fim e que atualmente incorpora o Tegra Parker. Não deve demorar para a Nvidia anunciar uma nova versão do componente (Drive PX 3?) revisada com sua geração Xavier.

"Esse é o melhor trabalho num SoC que eu já vi, e nós estamos fazendo componentes há um bom tempo. Imagina só o que um veículo autônomo vai conseguir fazer num futuro próximo com o Xavier."
Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia

Ainda não temos uma tabela devidamente organizada para o Tegra Xavier, mas as specs divulgadas pelo WCCFTech são as seguintes:

- Arquitetura de 16nm FinFET com um total de 7 bilhões de transistores
- Estreia da GPU Volta com 512 CUDA cores
- 8 núcleos ARM64 customizados
- Processadores Dual 8K HDR vídeo

Além de veículos autônomos, a Nvidia destaca o uso do Tegra Xavier para deep learning e super computação.

Fonte: WCCFTech
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.