Radeon Technologies Group da AMD faz seu primeiro aniversário

A AMD está comemorando 1 ano desde a criação do seu Radeon Technologies Group (RTG), todo um segmento da empresa especialmente dedicado ao mercado de GPUs. Sob o comando de Raja Koduri, o RTG fez o lançamento da arquitetura Polaris, sob a forma das novas Radeon RX 480, 470 e 460, ampliando a antes muito baixa presença da AMD no mercado e renovando o interesse de investidores.

Forte ênfase em eficiência e energética e no custo x benefício marcam a política da Radeon Technologies Group, algo melhor demonstrado pela RX 480, a primeira GPU do mundo a trazer litografia de 14nm FinFET e a atual placa de vídeo mais acessível a ser considerada "pronta pra VR". Além disso, a AMD marca presença hegemônica na atual geração de consoles, tendo inclusive já garantido sua presença no PS4 Pro e no antecipado Project Scorpio, da Microsoft, que será lançado no ano que vem. 

De volta ao mercado de GPUs desktop, a Radeon Technologies Group tem já engatilhado o lançamento de sua próxima arquitetura, a Vega, que deve marcar a estreia da tecnologia de memórias HBM 2, além de finalmente mostrar o que a empresa preparou para competir no segmento de placas mais high-end, como a popular GTX 1080 da concorrente Nvidia.

É bastante trabalho para apenas um ano "de vida" e certamente mostra o comprometimento do grupo e de Koduri com a AMD no mercado de GPUs. Agora é ver o que o grupo tem planejado pela frente e torcer para sua competitividade com a Nvidia siga sempre aumentando, porque o consumidor final tem apenas a ganhar com isso.

Fonte: TweakTown
Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.