Apple vai ter que pagar US$ 14,5 bilhões em impostos para a Irlanda

A Comissão Europeia determinou que a Irlanda deve recolher até US$ 14,5 bilhões em impostos não pagos pela Apple. O órgão regulatório decidiu, após investigação, que o governo do país e a empresa multi-milionária tinham um acordo desde 1991 para explorar brechas na lei fiscal e garantir que a maçã pagasse o mínimo possível de impostos, o que é considerado ilegal porque daria à Apple "uma vantagem significativa contra outros negócios que estão sujeitos às mesmas regras nacionais de taxas".

"A investigação da Comissão concluiu que a Irlanda deu benefício de impostos ilegais para a Apple, que a permitiram pagar taxas substancialmente menores que outros negócios através de vários anos. Aliás, esse tratamento seletivo permitiu à Apple pagar uma taxa corporativa efetiva de 1% em seus lucros europeus em 2003, abaixando para 0,005% em 2014."

A Irlanda, porém, não tem o menor interesse em receber este dinheiro. "Essa é uma necessidade para defender a integridade do nosso sistema de taxas; para oferecer uma segurança de impostos para os negócios; e para desafiar a invasão das regras de ajuda do Estado da UE na competência de taxação de um país soberano", disse Michael Noonan, o ministro de finanças irlandês. Ele disse que vai procurar a aprovação do gabinete para apelar da decisão.

Quem também pretende reverter a multa, como seria mais de se esperar, é a Apple. A empresa informou que paga seus impostos de acordo com a lei em todos os países que opera e que vai tentar recorrer contra a Comissão Europeia. A companhia disse ainda que está confiante que a decisão será anulada.

Fonte: The Verge
Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.