Malware se disfarça de atualização para o Ipad e instala backdoor

O sucesso de vendas no iPad mostra que o produto jÁ é bastante popular nos mercados onde ele estÁ disponível. O estoque da pré-venda esgotou e as estimativas giram em torno das 700 mil unidades vendidas.

Diante desses números, não demorou até que criminosos virtuais enxergassem mais uma boa chance para disseminar programas maliciosos. A última novidade é uma suposta atualização para o iPad, que, na verdade, instala um backdoor em computadores rodando Windows.


Imagem: BitDefender

O aviso da existência do update chega por e-mail, que solicita o download de uma atualização falsa e promete "melhor performance , novos recursos e  segurança", conforme a empresa de segurança BitDefender.


Imagem: BitDefender


Para tanto, pede-se, primeiro, que a vítima baixe uma nova versão do iTunes, através de um link redirecionado para uma pÁgina que imita o layout do site oficial. Porém, caso o programa seja executado,o resultado não é um upgrade de software, mas sim a instalação de um backdoor, praga que permite o acesso não autorizado e o controle do sistema por terceiros.

De acordo com a BitDefender, o malware, identificado pela companhia como Backdoor.Bifrose.AADY, infecta o explorer.exe e ainda tenta capturar os números de série dos programas instalados no computador do usuÁrio afetado, bem como as senhas de programas de comunicação instantânea (como ICQ e MSN) e de e-mails.

A empresa ressalta que usuÁrios de Mac estão livres da infecção. 

Assuntos
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.