Cientistas desenvolvem novo tipo de cimento que brilha no escuro

Uma nova maneira de sinalizar vias públicas pode estar a caminho vindo de cientistas e pesquisadores da Universidade de Michoacan, no México. Eles estão testando um novo tipo de cimento com propriedades fosforescentes, ou seja, capaz de "brilhar no escuro". 

O interessante do estudo em questão é que não se trata apenas de adicionar químicos já fosforescentes ao cimento, mas sim de dar essa propriedade ao material de construção. Com o uso de alguns aditivos, os cientistas conseguiram modificar as propriedades ópticas do cimento e fazê-lo brilhar.

"Usando aditivos, nós somos capazes de impedir a formação de cristais que ocorrem normalmente durante a produção do cimento, criando um material com uma estrutura não-cristalina - similar ao vidro - que permite a passagem de luz para dentro. Variando a proporção dos aditivos durante o processo de fabricação, o cimento regula tanto sua intensidade luminescente como sua cor."

Como outros materiais fosforescentes, o cimento funciona absorvendo radiação luminosa e a emitindo em seguida, algo que só dá pra ver no escuro, daí o jeito popular de dizermos que "brilha no escuro". Os cientistas responsáveis pelo novo cimento afirmam que ele pode ficar iluminado por até 12 horas, mesmo depois de um dia nublado. Mais estudos em sua estabilidade, porém, ainda estão sendo feitos. Também é necessário averiguarem maneiras de repará-lo quando necessário antes que ele possa ser usado de maneira prática.

*As imagens usadas neste post são de uma calçada na Holanda que foi pintada com tinta fosforescente, diferente do cimento que está sendo desenvolvido para ter a propriedade no material em si.

Fonte: Science Alert
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.