Nvidia deve lançar GeForce GTX 1080 Ti baseada num novo chip Pascal

A Nvidia deve mesmo lançar uma placa de vídeo com o nome de GeForce GTX 1080 Ti para ser sua topo de linha no mercado gráfico para consumidores, afirma o site WCCF Tech. A notícia ainda especula que a GPU vai se basear num novo chip com arquitetura Pascal, o GP102, que seria uma versão gamer do GP100, feito para o mercado para o mercado profissional.

A ideia seria ter um chip mais acessível que o GP100 utilizado na Tesla P100, mas que também fosse mais complexo que o GP104 utilizado na GeForce GTX 1080. Isso porque o GP100 utiliza uma combinação de núcleos CUDA FP32 (de precisão simples) e FP64 (de dupla precisão), com até 3.840 SPFP e 1.920 DPFP, trazendo a conta para um total de 5.760.

O problema é que os núcleos de dupla precisão são praticamente inúteis para gamers, tornando o chip ineficiente do ponto de vista comercial. Para completar, o GP100 utiliza interface de memória HBM2 de 4096-bits, o que tornaria a empresa refém da disponibilidade do produto.

Por isso, o chip GP102 da GTX 1080 Ti deve chegar com os 3.840 núcleos CUDA FP32, 33% a mais do que a GTX 1080 possui. Outro fator que devemos ver na GPU é o uso da interface de memória GDDR5X, que possui maior disponibilidade no mercado. É interessante notar, porém, que esta notícia é bastante preliminar, e é baseada apenas nas conversa que o editor do WCCF Tech, Usman Pirzada, teve com fontes de dentro da indústria. Portanto, ainda há margem para mudanças dentro das especificações, e também a possibilidade de ele simplesmente estar errado.

Via: TechPowerUp Fonte: WCCF Tech
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.