Daltônicos e surdos tiram proveito de novos apps da Nokia

Certas deficiências físicas menos frequentes costumam dar a impressão de ser "ignoradas" pela ciência. O daltonismo é um exemplo: a não-existência de um tratamento para a dificuldade em identificar cores acaba deixando o portador desta deficiência "na mão". Surdos também costumam passar por dificuldades ainda maiores, na falta do uso de algum dos caros equipamentos voltados à deficiência auditiva.

Agora surgem dois aplicativos nos smartphones Nokia que deverão ser muito interessantes para os daltônicos e surdos.

O primeiro deles é o Color Detector, que funciona com o usuÁrio apontando a câmera do celular para algum objeto, e a tela mostrando em seguida o nome da cor que estÁ "na mira."

Nokia Color Detector

JÁ o Audio Aid faz o celular vibrar quando sons como campainhas ou alarmes forem detectados, permitindo ao deficiente auditivo perceber situações de perigo, caso o alerta não chegue até seus ouvidos.

Nokia Audio Aid

Os míopes, por sua vez, também não foram esquecidos: Um aplicativo chamado Nokia Magnifier funciona como uma lupa eletrônica, que amplia o tamanho do texto enquadrado pela câmera do celular, ajudando o usuÁrio com a leitura de letras pequenas.

Todos os aplicativos foram desenvolvidos pelo INdT (Instituto Nokia de Tecnologia), fundado em 2001, com operações em três cidades brasileiras: Manaus, Recife e Brasília. Visite o site do instituto.
Assuntos
  • Redator: Mauro J. Barreto

    Mauro J. Barreto

    Formado em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em 2008, Mauro Barreto trabalha na redação da Adrenaline, em Florianópolis, desenvolvendo pautas, produzindo artigos, entrevistas e atualizando o site com notícias sobre os segmentos em que a Adrenaline atua. Também assina a coluna "Mundo Tech", onde comenta sobre assuntos relevantes do mercado de Games e Tecnologia. Até hoje é viciado em Street Fighter II e não troca seu iPod por nada.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.