Apple rouba fatia de mercado da Sony e da Nintendo no ramo dos portáteis

A Apple estÁ crescendo com tudo no ramo dos games. Ao menos é o que indica uma recente pesquisa da empresa de anÁlise de mercado Flurry.

No período de um ano, de 2008 para 2009, a Apple aumentou sua participação no mercado de jogos em 500%, saltando de 1% para 5%.



O número ainda não é tão significativo, haja vista que os consoles ainda abocanham 71% e os demais portÁteis, 24%. A novidade é que as plataformas iPhone e iPod Touch estão tomando uma parte do mercado que era da Sony e da Nintendo.

No mercado de aparelhos portÁteis para games, estimado em 2,5 bilhões de dólares, as plataformas da Apple atingiram 19% de market share em 2009, contra 5% no ano anterior. Enquanto isso, o PlayStation Portable (PSP) caiu de 20% para 11% no mesmo período.



A Nintendo, porém, com o seu DS, ainda é a líder, mas também perdeu mercado. Em 2008, o DS detinha 75% do market share, valor que caiu para 70% em 2009.

O site VGChartz lembra que essa batalha deve esquentar em breve, com o lançamento do iPad, em abril. JÁ a Nintendo vai atacar com o seu 3DS, que deverÁ aparecer na E3, em junho. 

Assuntos
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.