Nasa está desenvolvendo robôs para auxiliar astronautas em missões espaciais

Os engenheiros da Nasa querem evitar histórias como a do filme "Perdido em Marte" e estão desenvolvendo robôs para desempenharem missões de exploração espacial perigosas. Os pesquisadores do Johnson Space Center, divisão da Agência Espacial Internacional, criaram o Valkyrie, um robô humanoide de 1,80 metros que consegue ficar em pé, andar, escalar e reconhecer  ambiente.

O robô foi desenvolvido, inicialmente, para ser utilizado em resgates em terra firme, mas depois de uma reestruturação no projeto e a liberação para universitários desenvolverem novas ideias, o Valkyrie ganhou uma nova missão.

Usando mais de 200 sensores e câmeras, o humanoide  vai acompanhar astronautas em missões espaciais e desempenhar funções que sejam perigosas para uma pessoa.

Russ Tedrake, pesquisador do MIT que trabalha no projeto, disse que o objetivo mais alto da equipe é fazer o Valkyrie totalmente autônomo. Um grupo da Universidade de Massachusetts também pretende adicionar "visão em realidade virtual" no robô, assim, os humanos poderiam ver as imagens gravadas pelo robô em um headset.

Via: Tech Insider
Assuntos
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.