Usar o smarpthone enquanto anda pode se tornar proibido em Nova Jérsei

Enquanto o risco do uso do smarpthone durante a direção já é um consenso, a proibição do uso do smartphone em outra situação começa a ganhar força: o perigo de caminhar usando seu celular. Uma lei em tramitação no estado de Nova Jérsei, nos Estados Unidos, prevê multa e até cadeia para quem fica "andando e teclando". 

A lei foi proposta pela democrata Pamela Rosen Lampitt, na Assembléia Geral de Nova Jérsei. Se aprovada, pode impor multa de US$ 50 para quem for pego andando e mexendo no smartphone, sendo que a punição pode chegar a até 15 dias na prisão. O motivo para a criação da lei seria que o uso de smartphones aumenta o número de acidentes, seja operados por um motorista ou um pedestre. Ainda não foi marcada a data da votação dessa proposta de lei.

Apesar de polêmica, a lei traz a tona um aspecto que deve ser considerado: a atenção dos pedestres. De acordo com a CBS 2, o número de acidentes envolvendo pessoas caminhando de forma distraida aumentou 35% desde 2010. Uma pesquisa levantada pela American Academy of Orthopaedic Surgeons mostra que apesar de 78% dos entrevistados acreditarem que caminhar de forma distraida é um problema sério, apenas 29% afirmam se manter atentos enquanto caminha.

Essa discussão não é exclusiva dos Estados Unidos. No final de 2014, uma cidade chinesa implementou uma "faixa exclusiva para quem anda usando o celular",  Toda uma parte da calçada foi pintada separadamente, como uma ciclovia, especialmente para aqueles pedestres que não conseguem desgrudar os olhos de seus celulares. A ideai surgiu de um experimento da National Geographic, o "Mind Over Masses", onde uma marcação semelhante é feita em uma calçada. Curiosamente, as marcações não foram seguidas de forma suficiente para uma amostragem do resultado do experimento, pois a maioria dos pedestres utilizando os smarpthones não percebiam as marcações no chão.

Para descontrair, esse vídeo (em inglês) mostra como usar seu smarpthone pode tornar um gorila falso em algo invisível:

Ou pior, um urso de verdade:

{via}Tech Times|http://www.techtimes.com/articles/143494/20160324/dont-text-and-walk-or-new-jersey-may-soon-throw-you-in-jail.htm{/via}

Assuntos
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.