Ransomware, o vírus que "sequestra" arquivos do computador, faz suas primeiras vítimas no Mac

A empresa de segurança Palo Alto Newtowks registrou os primeiros ataques contra Mac utilizando ransomwares, vírus que criptografa arquivos do computador e pede para a vítima um resgate em dinheiro, normalmente em bitcoins, moeda criptografada de difícil rastreamento.

A companhia encontrou um malware chamado “KeRanger” na sexta-feira. O vírus é o primeiro ransomware funcional em computadores Mac. Até agora, os ransomwares possuíam versões que atacavam Windows, Linux e dispositivos Android.

No ano passado, o pesquisador brasileiro Rafael Salema Marques apresentou uma prova de conceito mostrando que o sistema da Apple possuí vulnerabilidades para esse tipo de ataque, porém, nenhuma infecção tinha sido registrada até o momento.

De acordo com a Palo Alto Networks, o vírus foi espalhado junto com o download da versão 2.90 do Transmission, programa para Mac utilizado para fazer download de vídeos, músicas e arquivos via torrent.

Após a descoberta do vírus, o site passou a exibir uma mensagem alertando os usuários do software open-source para fazerem um upgrade o mais rápido possível.

O ransomware que foi espalhado com o Transmission possui uma peculiaridade bem interessante: ao invés de prender os arquivos no momento do ataque, a encriptação do computador da vítima só acontece até três dias após a infecção. Isso dá um tempo para a vítima agir antes de ter os arquivos presos pelo hacker.

Um representante da Apple disse ao site Venture Beat que a companhia já está trabalhando para prevenir ataques de ransomwares nos computadores que rodam MacOS.

 O ransomware é um dos vírus com crescimento mais rápido nos últimos anos. O número de ataques com o software que prende os arquivos da vítima e pede um resgate para liberar o acesso dobrou em 2015. Neste ano, os números devem ser ainda maiores, inclusive no Brasil. O país já é a quarta maior vítima do vírus, que atinge, principalmente, empresas e órgãos públicos com pouca segurança.

{via}Venture Beat|http://venturebeat.com/2016/03/06/apple-users-reportedly-targeted-in-first-known-mac-ransomware-campaign/{/via} 

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.