"Devemos lutar contra a monopolização da Microsoft no PC", diz co-fundador da Epic Games

O co-fundador da Epic Games, Tim Sweeney, falou sobre a iniciativa da Plataforma Universal do Windows (UWP) da Microsoft. Segundo ele, essa decisão de construir uma plataforma dentro do sistema do Windows 10 foi o "primeiro passo" para a Microsoft monopolizar a distribuição de aplicativos e comércio. "Em minha opinião, este é o movimento mais agressivo que Microsoft já fez", disse o executivo ao jornal The Guardian.

O que é um aplicativo da Plataforma Universal do Windows (UWP)?

A UWP só pode ser adquirida através da Windows Store, limitando usuários que pretendem instalar ou usar outros softwares pra jogar e acessar aplicativos. Além de poder prejudicar usuários, os desenvolvedores que querem criar algo para a plataforma precisam se submeter ao ecossistema "fechado" da UWP. Por padrão, é impossível baixar aplicativos para UWP a partir de sites de editores e desenvolvedores.

"A Microsoft está se movendo contra toda a indústria de PC. Isso inclui os consumidores (e jogadores, em particular), desenvolvedores de software como a Epic Games, editoras como a EA e Activision e distribuidores como a Valve."

- Tim Sweeney, co-fundador da Epic Games

A solução proposta por Tim Sweeney é que se a UWP ganhar apoio de desenvolvedores de jogos e apps, ela deve ser uma plataforma aberta. Isso inclui que qualquer usuário de um PC com Windows pode baixar e instalar um aplicativo UWP da web. Qualquer empresa poderá operar uma loja de jogos e aplicativos de PC Windows no formato UWP; como a Valve, Good Old Games, Epic Games, EA e UbiSoft. Além disso, usuários, desenvolvedores e editores podem realizar um comércio livre entre si, sem a pressão da Microsoft para manter o monopólio de comércio.

Microsoft vai trazer melhorias à Windows Store para games, segundo Phil Spencer

A Microsoft respondeu às acusações dizendo que "a Plataforma Universal Windows é um ecossistema totalmente aberto, disponível para todos os desenvolvedores e que pode ser suportado por qualquer loja." A empresa também disse que é fácil refazer softwares UWP para Android e iOS. 

{via}Egadget|http://www.engadget.com/2016/03/04/epic-games-microsoft-closed-ecosystem/{/via} 

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Sou estudante de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e completo minhas horas com o estágio no Adrenaline. Ganhei meu primeiro console lá pelos 7 anos de idade, um PlayStation 2, que maravilha! Junto ao PS2 veio o game Tekken 4, título que incentivou o começo da minha paixão pelas franquias de luta. Atualmente só jogo League of Legends quando tenho um tempinho. É, graduação não é mole não.