Supercomputador da Nvidia pode trazer inteligência artificial para a nova geração de robôs e drones

A Nvidia anunciou o módulo Jetson TX1 que pode aproveitar e desenvolver a capacidade de aprendizagem das máquinas, permitindo a criação de uma nova geração de inteligência artificial. Este novo computador da empresa pode criar milhares de dispositivos inteligentes como drones que não navegam por controle remoto, mas sim sozinhos em busca de salvamento. Outras possibilidades de criação são sistemas de segurança que conseguem identificar atividades suspeitas de indivíduos em uma multidão, robôs que executam tarefas e se adaptam aos hábitos dos indivíduos.

O Nvidia Jetson TX1 possui um software capaz de reconhecer objetos e interpretar informações, capacidade que é chamada de "aprendizado de máquina". Os desenvolvedores de hardware agora podem contar com a Nvidia para terem uma solução tecnológica que de rápida aprendizagem de máquina para seus dispositivos. Esse modelo chega ao mercado para substituir o Tegra X1 do ano passado.

"O Jetson TX1 permitirá uma nova geração de dispositivos autônomos incrivelmente capazes. Eles vão navegar por conta própria, reconhecer objetos e rostos, e se tornar cada vez mais inteligentes através da aprendizagem de máquina. Ela permitirá aos desenvolvedores a criação de produtos vão mudar a indústria."
-Deepu Talla, vice-presidente e gerente geral do negócio Tegra da NVIDIA

O super computador possui um teraflop de desempenho, redes via Ethernet e 802.11 ac, tem um consumo de menos de 10 watts e vem com o Linux instalado. O kit TX1 estará disponível para a pré-venda em 12 de novembro, e será lançado dia 16 do mesmo mês por um preço de US$ 599. O módulo autônomo ira custar US$ 299 e será lançado no primeiro trimestre de 2016.  Com essa nova tecnologia, poderemos ver robôs interpretando as falas humanas ou reconhecendo um ambiente cheio de móveis e caminhar de maneira autônoma entre eles. 

Principais características do Jetson TX1:
GPU: 1 teraflops, 256-core Maxwell
CPU: 64 bits CPUs ARM A57
Vídeo: codificador e decodificador de vídeos 4K
Câmera: Suporte para 1.400 megapixels /segundo
Memória: 4 GB LPDDR4; 25,6 gigabits /segundo
Armazenamento: 16GB eMMC
Wi-Fi / Bluetooth: 2x2 802.11ac Bluetooth ready
Networking: 1 GB Ethernet
Suporte OS: Linux para Tegra
Tamanho: 50 milímetros x 87 milímetros - um pouco menor do que um cartão de crédito

{via}Nvidia|http://nvidianews.nvidia.com/news/tiny-nvidia-supercomputer-to-bring-artificial-intelligence-to-new-generation-of-autonomous-robots-and-drones{/via} 

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.