Novo projeto de lei contra ciber-ataques é aprovado nos Estados Unidos

Um projeto de lei de longa data sobre cyber segurança nos Estados Unidos foi finalmente aprovado nesta semana depois de muitas sessões e debates políticos. A lei de Compartilhamento de Informações de Segurança Cibernética (CISA) tem a proposta de tornar mais fácil a troca de informações de segurança e ataques cibernéticos entre as empresas e o governo, aprovando o compartilhamento de informações que não violaria a privacidade de usuários.

Senador dos Estados Unidos que combatia violência em jogos é preso por extorsão

Grandes grupos industriais e empresas, incluindo a Câmara de Comércio dos EUA, votaram a favor da Lei de Compartilhamento de Informações de Segurança Cibernética (CISA). Quem foi a favor argumentou que essa lei pode ser um incentivo para as empresas e o governo compartilharem entre si o máximo de informações que possam ajudar a impedir ataques de hackers.

Projeto de lei pode obrigar você a informar seu CPF antes de postar opiniões na internet

Apesar de aprovada pelo Senado, várias companhias de tecnologia foram contra a nova medida, defendendo que nem todas as empresas conseguirão proteger a privacidade dos usuários porque fazem muito pouco para impedir que ataques cibernéticos ocorram. "A lei iria conceder imunidade jurídica para as empresas que no compartilhamento de informação, na verdade, violem a sua privacidade", disse Rand Paul, Senador dos EUA. 

Perante isso, o senado começou a debater algumas alterações na medida, e qualquer versão final que for aprovada terá de ser conciliada com o projeto da Câmara para depois ser enviada à Casa Branca, onde o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, poderá assinar em lei.

Basicamente, o projeto da Câmara apoia a troca de dados de ameaças cibernéticas entre a indústria e o governo sem resultar em processos judiciais. Segundo o próprio presidente Barack Obama, uma das políticas para combater ciber-ataques é "moldar uma força de trabalho de uma cyber rede segura e fundar uma parceria de informações com o setor privado".

{via}Venture Beat|http://venturebeat.com/2015/10/22/controversial-cyber-security-bill-advances-in-senate/{/via}

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.