Intel detalha layout da estrutura física dos processadores Skylake

Cerca de duas semanas depois de lançar os processadores Intel Core de 6ª Geração (codinome Skylake), a empresa finalmente detalhou o layout do die das novas CPUs. Chamado de "Skylake-D", o chip que impulsiona os novos processadores foi criado utilizando o novo processo de fabricação em 14 nm. Confira abaixo o diagrama:


Isso já é uma grande diferença em relação aos chips da geração passada, que utilizavam arquitetura de 22 nm – e, por isso, eram consideravelmente maiores. Outra diferença do Skylake em relação às últimas gerações está no formato de seu die, que voltou a ser quadrado.

Enquanto isso, a parte do chip que representa a CPU consiste de quatro núcleos baseados na micro-arquitetura Skylake, divididos em duas fileiras com dois núcleos em cada. Essas estruturas ficam em frente ao cache L3 do processador. Isso é uma mudança em relação aos layouts antigos, que traziam uma única fileira com quatro núcleos, alinhados de um dos lados do cache L3.

Já a GPU integrada é representada no diagrama como núcleo Intel Gen9 iGPU, e ocupa quase a mesma área dentro do chip que a parte da CPU. Ela possui 24 EUs (execution units) e suporta o Feature Leve 12_1 do DirectX 12. Para completar, a parte chamada de "uncore" (que inclui system agent, IMC, I/O, entre outras coisas) ocupa o resto do die.

{via}TechPowerUp|http://www.techpowerup.com/215333/intel-skylake-die-layout-detailed.html{/via}

  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.