Fiat Chrysler faz recall massivo devido a vulnerabilidade no sistema inteligente de seus carros

O futuro finalmente chegou e agora vivemos em um mundo com lutas de robôs gigantes e carros sofrendo ataques de hackers. Na sexta feira, o conglomerado Fiat Chrysler anunciou um recall massivo envolvendo 1.4 milhões de carros devido a uma vulnerabilidade no sistema de bordo dos veículos, que permite a invasores tomarem o controle do veículo de forma remota. A fabricante já havia lançado um patch de correção de erros em seu site, mas agora, todos os donos dos veículos atingidos pelo erro serão notificados.

A falha de segurança não envolve veículos vendidos no Brasil, já que os recursos que tornam o sistema vulnerável só estão disponíveis nos carros dos Estados Unidos. O recall será feito de uma forma diferente e os donos não precisarão levar seus carros para a montadora, apenas receberão um pendrive, que deve ser conectado ao sistema de bordo do carro para corrigir o bug. 

A Chrysler liberou uma lista com os carros que podem ser hackeados, incluindo nomes como o modelo mais novo do Dodge Viper, as pickups Ram 1500, 2500 e 3500 e os sedans Chrysler 200, Chrysler 300 e Dodge Charger. Veja abaixo a lista completa:

- 2013-2015 Dodge Viper;
- 2013-2015 Ram 1500, 2500 e 3500;
- 2013-2015 Ram 3500, 4500, 5500;
- 2014-2015 Jeep Grand Cherokee e Cherokee;
-  2014-2015 Dodge Durango;
- 2015 Chrysler 200, Chrysler 300 e Dodge Charger

 

O recall do grupo Fiat Chrysler foi anunciado alguns dias após a divulgação de um vídeo feito pela Wired (acima), onde dois pesquisadores invadem o sistema de um Jeep Cherokee, que, obviamente, também está na lista dos carros vulneráveis. No vídeo, os especialistas em segurança invadem o sistema do veículo e controlam funções que vão desde o volume do rádio até os freios e direção do carro.


Após pesquisarem por mais de um ano, Charlie Miller e Chris Valasek descobriram vulnerabilidade no sistema do Jeep

 A ação da Fiat Chrysler mostra que, pelo menos, a montadora pegou o feedback dos pesquisadores e resolveu o problema de segurança, protagonizando o maior recall de veículos envolvendo tecnologia de bordo. A funcionalidade e praticidade dos novos sistemas conectados facilita a vida dos motoristas, mas ainda tem que melhorar muito no quesito segurança.

{via}Wired|http://www.wired.com/2015/07/jeep-hack-chrysler-recalls-1-4m-vehicles-bug-fix/{/via} 


  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.