ASUS anuncia sua linha de GPUs AMD Radeon R9 e R7 300 Strix, todas com DirectCU

A ASUS revelou a sua nova linha Strix de placas de vídeo baseadas nas séries Radeon R9 e R7 300, que foram mostradas pela AMD durante a E3 2015. A série inclui as placas R9 390X, R9 390, R9 380 e R7 370. No caso das duas mais potentes, a ASUS até incluiu alguns recursos extras – ambas possuem, por exemplo, tecnologia DirectCU III com três fans, assim como heatpipes de 10mm com contato direto com a GPU.

Análise: ASUS Radeon R9 380 Strix

De acordo com a empresa, esse modelo de resfriamento supera a eficiência do sistema das placas de referência em até 30%. Com um design exclusivo para seus coolers, as GPUs R9 390X e R9 390 operam com níveis de ruído até três vezes menores do que os modelos de referência.

Mesmo assim, as outras placas da nova linha Strix, R9 380 e R7 370, não ficam para trás. Ambas incluem a tecnologia de resfriamento DirectCU II com dois fans, assim como os heatpipes de cobre em contato direto com a GPU.

Há uma série de tecnologias que todas as quatro placas anunciadas compartilham. A primeira delas é a 0dB fan technology, que deixa os coolers totalmente parados quando o computador não está executando nenhuma atividade pesada. Essa redução de ruído pode ser especialmente útil quando você quer assistir um filme, por exemplo.

Além disso, as quatro são produzidas utilizando o Auto-extreme, um processo exclusivo da ASUS, que é o primeiro 100% automatizado, removendo o fator de falha humana. Ele também contribui para reduzir o acúmulo de poeira e a oxidação, além de ser melhor para o meio ambiente, por reduzir a quantidade de produtos químicos utilizados e o gasto energético.

Para completar, todas são feitas com componentes Super Alloy Power II, que reduzem o nível de ruído da placa e as temperaturas de operação. A empresa também tomou cuidado com a durabilidade, e as R9 390X, R9 390 e R9 380 vêm com backplate reforçado, que evita que o PCB entorte com o passar do tempo.

   

  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.