Placas AMD GCN terão compatibilidade até o feature level 12_0 do DirectX 12

Diversos rumores sobre o DirectX12 e seu funcionamento com as placas gráficas atuais começaram a surgir, todos questionando como a API iria aumentar a performance nos próximos títulos. E recentemente, o chefe de marketing técnico da AMDRobert Hallock, informou que algumas GPUs com arquitetura Graphics Core Next serão compatíveis até a segunda maior versão da nova API gráfica da Microsoft – o feature level 12_0.

Em uma entrevista, Hallock afirmou que placas na versão GCN 1.1 e 1.2 suportarão até o DirectX 12 com o feature level 12_0, incluindo as APUs Kaveri, Carrizo, Kabini e Temash. Já as placas de GCN 1.0, composta de chips Tahiti, Pitcairn (do PS4) e Cabo Verde, serão compatíveis até o nível 11_1 – que nesta geração atual, são as GPUs Radeon R9 270/270X e Radeon R9 280/280X.

Segundo Hallock, a ausência do feature level 12_1 não será problema à princípio. O diretor afirma que os recursos chaves para jogos estão todos presentes nas versões 11_1 e 12_0, devido ao fato do chip gráfico do Playstation 4, o Pitcairn, utilizar o 11_1. Até o momento, o chip Bonaire, do Xbox One, não recebeu especificação de feature level, mas por se tratar de uma GPU a nível de entrada, provavelmente utilizará a versão 11_1.

As placas de vídeo da Nvidia baseadas na microarquitetura Maxwell 2.0 terão suporte aos feature levels 12_0 e 12_1 do DirectX 12. Placas da versão 1.0 e inferiores suportarão apenas ao feature level 11_0.  A AMD não expressou quaisquer especificações sobre o nível de compatibilidade do DirectX 12 com os lançamentos de sua nova linha, a Fiji.

Diferentes feature levels apresentam diferentes níveis de soluções realizadas pela API da Microsoft. Segundo o WccfTech, a versão de referência, intitulada 11_0, está destinada em lidar com questões de performance, enquanto as versões superiores estão voltadas ao processamento gráfico. A versão 12_0 vem com recursos como Tiled Resoures, Typed UAV Access e suporte Bindless Textures. O último nível do DirectX 12 oferece Raster Order Views, Conservative Raster e Volume Tiled Raster, tecnologias que possibilitam novos efeitos gráficos.

{via}ComputerBase|http://www.computerbase.de/2015-06/directx-12-amd-radeon-feature-level-12-0-gcn/{/via}

  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.