Hacker cria robô com impressora 3D que consegue destravar cadeados de senha em 5 minutos

Um hacker/youtuber chamado Samy Kamkar desenvolveu um pequeno robô, com o auxílio da tecnologia de impressão 3D, que é capaz de destravar milhões de cadeados de senha diferentes em menos de 5 minutos. Descobrindo-se a posição do primeiro dígito, esse tempo cai para 30 segundos.

O robô, que se chama Combo Breaker, faz uso de uma vulnerabilidade descoberta pelo próprio hacker, que, a princípio, ele usou para desenvolver uma técnica que facilitaria a uma pessoa destravar os cadeados. Agora, com o robô, o invasor não precisa fazer nada além de encaixar o cadeado ali e esperar o destrave.

Os cadeados usados nos exemplos de Kamkar são da Master Lock, a maior fabricante norte-americana desse tipo de trava. Segundo o hacker, a intenção de criar e divulgar como se fazer um robô desses é, além de manifestar seu entusiasmo por "gadgets estilo James Bond", promover também a conscientização das pessoas a levarem mais a sério as fechaduras que escolhem para proteger pertences preciosos. A maioria dos cadeados mais baratos comercializados pela Master Lock levam nota 3 em segurança numa escala de 1 a 10 estabelecida pela própria companhia. Segundo o hacker:

"Pessoas que trabalham com segurança sabem disso, mas o público em geral não. Eu tento construir coisas que são interessantes para a audiência em geral. E eu espero que divulgar isso ajude as pessoas a tomarem decisões melhores a respeito dos cadeados que elas usam."

{via}Wired | http://www.wired.com/2015/05/little-3-d-printed-robot-cracks-combination-locks-30-seconds/{/via} 
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.