Feliz aniversário, Nokia! Empresa completa 150 anos de idade

Hoje a Nokia talvez seja conhecida por muitos como a empresa que produziu alguns dos celulares mais vendidos da história – o Nokia 1110, por exemplo, foi lançado em 2005 e se tornou o aparelho mais vendido da história, com 250 milhões de unidades. O 3210 (160 milhões), o 1200 (150 milhões), e o 5230 (150 milhões) também estão em posição de destaque na lista.

Apesar dessa marca recente, a empresa tem uma rica história, que hoje completa 150 anos – não precisa fazer contas, a Nokia foi criada em 1865. Na época, o engenheiro de minas Fredrik Idestam e co-fundador da empresa, usava uma fábrica de celulose para produzir papel, que então seria vendido para a Rússia, o Reino Unido e a França.

Depois de algum tempo, a empresa começou a trabalhar com borracha. Inclusive, a Nokia fabrica pneus até hoje. Mas o que realmente mudou a trajetória da companhia foi a compra da Suomen Kaapelitehdas Oy, fabricante de cabos finlandesa, que se deu logo após a Segunda Guerra Mundial.

No final dos anos 60, a empresa se juntou com outras duas para formar o Nokia Group. Foi aí que começou a produzir dispositivos eletrônicos, o que abriu caminho para os telefones icônicos lançados nos anos 90 e 2000. Em 2013, a Nokia vendeu sua divisão de dispositivos e serviços para a Microsoft, que era quem fabricava os smartphones da empresa.

Apesar disso, é interessante notar que o contrato com a Microsoft que proíbe a Nokia de usar sua marca em celulares acaba no final de 2016. A companhia finlandesa nega que vá voltar para o mercado de telefones móveis, mas não param de surgir rumores que indicam o contrário.

{via}Phone Arena|http://www.phonearena.com/news/Did-you-know-Nokia-turns-150-years-old-today_id69188{/via} 

Assuntos
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.