Facebook deve começar a hospedar conteúdo de terceiros, como BuzzFeed e New York Times, este mês

Existiam rumores de que o Facebook queria mostrar notícias diretamente no feed, sem direcionar os usuários para um site e, segundo o The Wall Street Journal, isso vai acontecer e ainda no mês de maio. De acordo com o jornal, a rede social começará a hospedar e distribuir conteúdos do Buzzfeed, National Geografic e do The New York Times ainda este mês.

A função se chamará "Instant Articles", em português "Artigos Instantâneos". Os produtores ganharão dinheiro com o sistema de anúncios do Facebook. Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, a rede social irá oferecer planos para os parceiros, que receberão 100% do dinheiro que fizerem através das propagandas que venderem e até 70% das propagandas vendidas pelo Facebook para eles. Um sistema bem vantajoso para os produtores de conteúdo.

O jornal diz que ganhar dinheiro com o novo recurso não é o objetivo do Facebook, e sim manter as pessoas dentro da rede social por mais  tempo. A rede social de Mark Zuckerberg é a maior do mundo atualmente e o CEO da empresa está tomando atitudes para que o site fique mais completo e continue crescendo, para a preocupação dos concorrentes. 

Para ser direcionado a uma notícia fora da rede social, os usuários do Facebook devem esperar, em média 8 segundos. Com os conteúdos hospedados diretamente no feed, esse tempo pode ser monetizado e gerar ganhos para a rede social e para os parceiros. Porém, toda essa integração com a rede social está assustando algumas empresas, já que o Facebook irá controlar o conteúdo e para qual público ele será redirecionado.

Segundo o Wall Street Journal, o Facebook ainda está fechando parcerias e uma data oficial para o lançamento do recurso não está definida.  

{via}TSJ|http://www.wsj.com/article_email/facebook-offers-to-let-publishers-keep-revenue-from-certain-ads-1430515600-lMyQjAxMTA1MDA5MTQwNzE3Wj{/via} 

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você já começou a segurar suas compras de games e hardware pra se preparar para a próxima geração de consoles?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.