Novo padrão Bluetooth 4.2 é duas vezes mais rápido, mais seguro e consome menos energia

O Bluetooth Special Interest Group, organização responsÁvel pelo desenvolvimento do padrão de conexão Bluetooth, divulgou a versão 4.2 da tecnologia de conexão sem fio. De olho na tendência da Internet das Coisas (IoT) e de novos gadgets conectados, o novo padrão traz um maior nível de segurança.

Entre os destaques do novo padrão estÁ uma maior performance na hora de transferir dados. O Bluetooth 4.2 entrega uma velocidade 2.5 vezes superior a do padrão anterior, resultado da capacidade de lidar com pacotes de dados até 10x maiores.

Como resultado da maior eficiência nas transferências, o novo padrão irÁ trazer um consumo de energia menor, algo bastante importante na Área de dispositivos vestíveis. Estes gadgets tem utilizado, em geral, o Bluetooth como sua forma primÁria de conexão com outros aparelhos, e por conta de suas baterias compactas, o consumo de energia tem sido um dos principais obstÁculos para esta nova classe de dispositivos. 

Pensando em dispositivos conectados, o novo Bluetooth traz compatibilidade com padrões de conexão IP, como o IPv6/6LoWPAN, possibilitando conexão com internet de forma mais eficiente usando o Bluetooth. O padrão também aceitarÁ uso de criptografia, para aumentar a segurança na troca de dados entre os dispositivos.

Apesar da retrocompatibilidade com aparelhos anteriores, alguns recursos só estarão disponíveis com novo hardware. Os primeiros aparelhos com o padrão Bluetooth 4.2 devem aparecer no mercado no segundo trimestre do ano que vem. 

{fonte}Bluetooth Special Interest Group|http://www.bluetooth.com/Pages/Press-Releases-Detail.aspx?ItemID=220{/fonte} 

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O novo visual do Xbox Serie X